quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Home AvaíCria do Avaí, Raphinha brilha na Champions e vive maior fase artilheira na Europa

Cria do Avaí, Raphinha brilha na Champions e vive maior fase artilheira na Europa

por Redação

Nesta terça-feira (21), Benfica e Barcelona se enfrentaram pela primeira fase da UEFA Champions League. O jogo, marcado por uma virada emocionante do Barcelona após estar perdendo por 4 x 2 terminou em 5 x 4 para o time espanhol. Raphinha, revelado nas categorias de base do Avaí, de onde saiu em fevereiro de 2016, foi mais uma vez o destaque, anotando dois gols e sendo escolhido o melhor jogador da partida.

Foi a terceira vez que Raphinha saiu de campo como melhor do jogo nesta edição da UEFA Champions League em sete jogos disputados. As duas anteriores nas vitórias diante do Bayern de Munique, por 4 x 1, em outubro de 2024, e Young Boys (Suíça), por 5 x 0, no mesmo mês.

“O 3 x 1 no primeiro tempo abalou um pouco a gente, mas conversamos no intervalo e sabíamos que tínhamos potencial para voltar para o jogo se fizéssemos um segundo gol rápido. Fizemos  o gol e mesmo levando outro logo na sequência conseguimos manter a cabeça no lugar e voltar pro jogo para empatar e fazer o gol da vitória no último minuto”, disse o atacante ao final da partida à TNT Sports Brasil.

Os dois gols de hoje colocam Raphinha como o vice-artilheiro da competição, com oito gols, atrás de seu companheiro de equipe, o atacante Lewandowski, com nove. A fase artilheira do atacante brasileiro é a maior desde sua chegada à Europa, em 2016, quando chegou ao Vitória de Guimarães, de Portugal. São 22 gols marcados em 30 jogos na temporada 2024/2025, que só termina no meio do ano. A marca é maior que a soma das duas temporadas anteriores pelo time catalão, quando marcou 10 gols em ambas as temporadas 22/23 e 23/24.

Relação com o Avaí

O atacante é sempre lembrado pela sua formação no Leão da Ilha. Embora não tenha participado de partidas oficiais pela equipe principal, foi um dos destaques do Sub 20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior das edições de 2015 e 2016 e era tido como grande promessa da base avaiana.

Em visita à Ressacada ao final da última temporada europeia, o atacante relembrou seus tempos de Avaí. “Fico muito feliz de estar aqui, acho que faz mais ou menos uns 10 anos que eu pisei aqui a última vez, e feliz em saber que há pessoas que de alguma maneira eu consigo inspirar com a minha história, com aquilo que eu criei aqui dentro do clube. Não foram 10 anos que eu fiquei, foram dois, porém foram anos que eu aprendi muito, foram dois anos que eu praticamente dei o meu passo das categorias de base ao profissional”, disse à Avaí Play o atacante.

Na ocasião, além de visitar as instalações, Raphinha pode conversar com atletas da base e também atender os garotos para fotos e autógrafos. “Muito bom poder voltar aqui e falar um pouco com os meninos, com o Marquinhos (Santos). É muito gratificante poder ver que, independentemente do tempo, as portas ainda continuam abertas para uma visita que seja. Passa um filme, não tem como não passar. O último jogo que eu fiz aqui dentro desse campo a gente tava jogando a semifinal do Catarinense Sub 20, eu consegui fazer dois do gols, e foi a primeira vez que a gente jogou com a torcida. Então, poder entrar aqui de novo e relembrar aquele momento é muito legal”, completou. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário