quarta-feira, 23 de julho de 2025
Home AvaíFCF realiza conselho técnico das competições de base: Avaí e Figueira estarão na disputa

FCF realiza conselho técnico das competições de base: Avaí e Figueira estarão na disputa

por Redação

Foto: Sabrina Tavares / Avaí F.C. e Patrick Floriani / Figueirense F.C.

A

Federação Catarinense de Futebol (FCF) promoveu o conselho técnico das principais competições de base de Santa Catarina. A entidade realizou uma reunião para alinhar os detalhes das disputas dos Catarinenses Sub-20, Sub-17 e Sub-15 A. O campeonato Sub-20 será aberto no dia 5 de abril e será disputado até meados de agosto. Já as disputas do Sub-15 e do Sub-17, que terão novamente tabelas espelhadas, ocorrerão de 15 de março até o mês de agosto.

Ao todo, 11 equipes formalizaram o compromisso de participar das três competições. Estarão em campo os times do Avaí, Barra FC, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias, Nação e Santa Catarina. As equipes do Avaí, Barra FC, Chapecoense, Nação, Criciúma e Figueirense possuem o Certificado de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os demais times são certificados pela FCF.

Os três campeonatos serão promovidos com o mesmo formato de disputa da última temporada. Na primeira fase, os clubes medirão forças em turno e returno, onde os times jogarão entre si. Os quatro melhores colocados irão avançar para a fase eliminatória, com confrontos de ida e volta na semifinal e final.

O título do Catarinense Sub-15 A ficou com o Avaí, clube que é reconhecido por fazer um trabalho de base competente e revelar jogadores. O coordenador das categorias de base do Avaí, Fabiano Pierre, avaliou o conselho técnico. ““O Campeonato Catarinense de base hoje é um dos melhores campeonatos que tem no país. Os investimentos que os clubes têm feito na formação, na estrutura física também, a organização que está no campeonato, tanto que tu vê a competitividade que é. Isso vem aumentando a cada ano e isso passa muito pela organização. Então muitos jogadores que estão sendo formados aqui estão tendo o poder de jogar no profissional, que é o nosso grande objetivo, e a cada ano a Federação está se organizando mais junto com os clubes para valorizar essa competição também. Então ela faz parte do calendário de todos os clubes formadores, e além do Campeonato Catarinense depois vem as Copas também, então a gente tem um calendário, a Copa Sul, um calendário anual aí, que contribui muito para o processo de formação dos atletas”, conclui.

Nesta temporada, haverá uma novidade com a escolha do craque de cada campeonato. Ao fim de cada jogo, cada clube irá apontar um destaque do adversário com uma nota de 1 a 5. Ao fim da competição, o jogador que obtiver a maior pontuação será premiado.

O conselho técnico foi comandado pelo diretor do Departamento de Competições, Carlos Fernando Crispim, que representou o presidente da FCF, Rubens Angelotti, na reunião. Também estiveram na assembleia o procurador jurídico da entidade, Rodrigo Goeldner Capella; Cláudia Teixeira do Departamento de Registro e Transferência; o diretor do Departamento de Arbitragem, Kleber Lúcio Gil; e os assessores do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Junior e Rodrigo Nunes.

Com informações da Federação Catarinense de Futebol

Artigos relacionados

Deixe um comentário