Foto: Patrick Floriani / Figueirense F.C.
N
esta quarta-feira de cinzas (5), o maior Clássico de Santa Catarina fecha as quartas de final do Campeonato Catarinense 2025. A centenária rivalidade levará um dos dois times da Capital do Estado adiante. O longo período de preparação, mais de 10 dias, possibilitou aos comandantes os ajustes para a decisão. O técnico do Figueirense, Thiago Carvalho, concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (4).
Vitorioso no primeiro Clássico do ano, válido pela fase de classificação, o treinador contou que não pode usar sua maneira de jogo, já que teve um jogador expulso logo no primeiro minuto de partida e teve de adaptar sua estratégia. “O que eu gosto é de ficar com a bola, de ser protagonista da partida e buscar a vitória, ser ofensivo. A estratégia era essa e continua sendo, que é algo que eu acredito e gosto. Mas eu sempre falei, cada jogo tem sua estratégia, seus ajustes a partir do ponto do que o adversário faz”, comentou o treinador.
O técnico também comemorou o tempo para trabalhar. O último jogo foi dia 22 de fevereiro, na derrota diante do Marcílio Dias. Esses 10 dias foram bem aproveitados, mas o treinador esconde o jogo para maiores detalhes. “A gente vem fazendo a semana inteira vários treinamentos. Óbvio que eu não vou contar tudo que eu vou fazer, mas a ideia é encaixar muito bem tanto a marcação, quanto a parte ofensiva, para aproveitar as vantagens que a gente acha que podem acontecer no jeito que o Avaí marca para poder vencermos o jogo”, completou o treinador.
O time terminou a primeira fase com o melhor ataque, com 19 gols marcados. No entanto, teve a terceira pior defesa, com 15 gols sofridos. Ao longo do torneio, o treinador destacou que precisava de ajuste nessa questão, e chegou a dizer que o time “tomava gols fáceis de não tomar”. Ele espera que isso tenha sido corrigido. Além disso, o técnico jogou o favoritismo para o outro lado da ponte, mas se mostra confiante. “Acho que tudo pode acontecer e tem algumas vantagens para o Avaí, em especial de jogar em casa. Para mim, é uma vantagem. Mas a gente já conseguiu ganhar num primeiro momento e acho que temos essa possibilidade de novo e espero que aconteça”, finaliza o técnico.
O vencedor do Clássico, a ser realizado nesta quarta-feira (5), às 21h30, na Ressacada, enfrenta o vencedor de Santa Catarina x Marcílio Dias, que jogam nesta terça (4). Em caso de empate, a disputa será nos pênaltis.
Confira a coletiva completa na TV Figueira: