Foto: Patrick Floriani / Figueirense F.C.
O
atacante Kayke concedeu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (2), abordando a preparação do Figueirense para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogador ressaltou a importância dos jogos-treino e a rodagem do elenco, especialmente para os atletas mais jovens. “A preparação, primeiramente, tem sido muito boa. A gente tem tido um tempo legal de trabalho para que a gente possa chegar no início da competição da melhor forma”, afirmou Kayke.
Sobre sua participação no jogo-treino, diante do Barra, em que atuou ao lado de vários jogadores da base, o atacante destacou a estratégia do técnico Thiago e a importância de dar oportunidades para todos os atletas. “É algo que o Thiago já vem mostrando desde o início, não só nos jogos-treinos, mas durante todos os jogos. Se eu não me engano, praticamente todos os jogadores tiveram oportunidade, senão todos. Isso é muito legal, dá confiança no trabalho e dá mais tranquilidade para o Thiago fazer as melhores escolhas diante dos jogos que temos pela frente.”
Kayke também fez um balanço do seu desempenho no Campeonato Catarinense e projetou sua evolução na Série C. “A gente termina essa primeira parte do ano um pouco frustrado. Eu sempre falo que o individual depende muito do coletivo, e a minha expectativa maior é ser campeão, independente daquilo que as pessoas acabam vendo no individual. Obviamente, gostaria de ter feito mais. Acho que, assim como o coletivo ajuda o individual, o individual também vai ajudar o coletivo.”
A disputa por posição no setor ofensivo do Figueirense também foi um dos temas abordados. O atacante comentou sobre a forte concorrência com Marlyson e Nicolas, que vivem grande fase. “Primeiro, eu fico muito feliz quando a gente passa por algo assim. A nossa parte ofensiva tem dado uma resposta muito legal desde o início do campeonato. É respeitar o momento do companheiro e se alegrar com a alegria daqueles que estão vivendo uma melhor fase. Nossa briga não é interna, nossa briga é contra a Ponte Preta, contra o Guarani, contra os outros times. Aqui existe um ambiente super saudável, uma torcida por aqueles que trabalham juntos.”
Mesmo com o período sem partidas oficiais, Kayke garantiu que a equipe segue focada na preparação e buscando evolução física. “A verdade é que Floripa tem muita coisa bonita, mas também tem tantas opções que é difícil conhecer tudo. Diferente daquilo que parece, por mais que não esteja tendo jogos, a gente só tem um dia de folga. Depois desse período de segunda a sábado treinando que nem doidos, tem dia que a gente não aguenta nem caminhar. Então, o dia de folga, às vezes, a gente tenta curtir uma praia com a família, mas a grande verdade é que nossas folgas têm sido para descansar e recuperar o corpo.”
Sobre os problemas extracampo do Figueirense, como a recuperação judicial do clube, Kayke assegurou que o elenco está blindado e totalmente focado na disputa da Série C. “Se fosse ao contrário, eu iria falar também porque acredito na verdade. Em relação a isso, nós, jogadores, estamos sendo realmente blindados da melhor forma, porque não tem chegado até nós da forma que chega para vocês ou para o torcedor. Eu particularmente vejo muito pouco, tento me alimentar de coisas que realmente vão fazer sentido para mim, até pela parte mental. O clube tem feito seu papel, e nosso foco realmente é na intertemporada, começar o campeonato bem e fazer a nossa função dentro de campo.”
Veja a coletiva completa na TV Figueira

