Foto: Patrick Floriani / Figueirense F.C.
N
este sábado (26), o Figueirense encara o Retrô, pela terceira rodada da Série C. O alvinegro vai ao Recife ainda sem vencer na competição e com o técnico Thiago Carvalho pressionado pelos resultados e pelas atuações, em especial aquela na derrota na última rodada para o Tombense por 3 x 2. A bola rola às 19h30 na Arena Pernambuco.
O Figueirense vive um momento de atenção redobrada no setor defensivo. De acordo com dados do perfil estatístico @FigueiraStats, no X (antigo Twitter) a temporada de 2025 registra, até aqui, os piores índices defensivos do clube desde 2021, considerando todas as competições disputadas no ano.
Com 20 gols sofridos em apenas 14 partidas, o time apresenta uma média de 1,43 gol por jogo, a mais alta no recorte dos últimos cinco anos. O número de jogos sem sofrer gols também despencou: foram apenas 3 partidas em que o Figueira saiu de campo sem ser vazado, o que representa 21,43% — novamente o pior índice do período. Outro dado que acende o alerta é a frequência de partidas em que a equipe sofreu dois ou mais gols. Em 2025, isso ocorreu em 35,71% dos jogos (5 de 14) — o maior percentual desde o início da série histórica. Veja a tabela completa:

Queda acentuada em 2025 preocupa
Se em 2021 o Figueirense exibia um setor defensivo sólido, com menos de um gol sofrido por partida e quase 40% dos jogos sem ser vazado, o cenário atual contrasta drasticamente. Mesmo em anos com mais jogos, como 2022 (55 partidas) e 2023 (41), o rendimento defensivo se manteve dentro de uma faixa aceitável. Em 2025, porém, o desempenho piorou mesmo com um número ainda reduzido de jogos disputados.
Sinal de alerta
A oscilação no desempenho defensivo pode comprometer os objetivos do clube na temporada. O técnico Thiago Carvalho tem dito constantemente em entrevistas coletivas que o time “leva gols fáceis de não tomar”, e por vezes atribui falta de atenção ao time na hora de se defender. Ele e sua comissão técnica terão o desafio de reorganizar a estrutura defensiva para que o Figueirense reencontre o equilíbrio que o caracterizou em anos anteriores.
Com calendário desafiador à frente, incluindo compromissos pela Série C e Copa Santa Catarina, ajustar o sistema defensivo será essencial para manter o time competitivo e em condições de brigar por títulos e acessos.
—
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.