sexta-feira, 18 de julho de 2025
Home FigueirenseFigueirense domina, mas esbarra na falta de efetividade e empata com o Náutico no Orlando Scarpelli

Figueirense domina, mas esbarra na falta de efetividade e empata com o Náutico no Orlando Scarpelli

por Redação

Foto: Patrick Floriani / FFC.

O

Figueirense ficou no empate em 0 a 0 com o Náutico neste domingo (13), no Estádio Orlando Scarpelli, pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Em um jogo marcado por um domínio amplo do time alvinegro no jogo, o placar em branco acabou frustrando o bom desempenho inicial e deixou a equipe catarinense estacionada na luta pelo G8.

Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Pintado valorizou a atuação na etapa inicial, mas lamentou o resultado. “A gente tem que ficar com o primeiro tempo de qualidade e que a gente não vai esquecer isso, a gente não pode baixar disso, a gente vai querer sempre jogar dessa maneira”, afirmou. Um dos principais temas abordados na coletiva foi a queda de rendimento do time no segundo tempo, em parte causada pelas substituições.

Pintado explicou que trocas como a saída de Rafinha Potiguar foram motivadas por desgaste e cartões, além da necessidade de manter a intensidade defensiva. “A troca do Leonan para mim no primeiro tempo atrapalhou o planejamento. A gente poderia ter algo diferente, mas de qualquer maneira a gente precisa administrar isso”, disse.

Além de Rafinha, os meias João Lucas e Gabriel Santiago também foram substituídos, o que, segundo o treinador, causou uma perda no controle do meio-campo. “Entre um jogador desgastado, com qualidade, que já não consegue construir como gostaríamos, e um mais inteiro fisicamente, a gente acabou perdendo essa compressão.”

Falta de gols e busca por reforços

A falta de efetividade voltou a ser tema na coletiva. Mesmo criando chances, o Figueirense não conseguiu balançar as redes. Pintado revelou o quanto a finalização tem sido foco nos treinos. “O que mais a gente treina é finalização. Todos os trabalhos que a gente coloca, a gente coloca com finalização. A bola precisa entrar e a gente vai continuar trabalhando muito.”

Sobre a carência de um centroavante, o técnico confirmou que o clube busca um reforço para o setor ofensivo. “A gente tá procurando, sim. Hoje é muito mais fácil contratar para o Figueirense do que quando eu cheguei. Mas a gente não quer trazer mais um para morar porque Florianópolis é gostoso. Queremos alguém com plano de carreira.”

Pintado também criticou a arbitragem, que, segundo ele, não coibiu o antijogo do adversário. “Quando uma equipe mostra desde o primeiro minuto que não quer jogar, que tá atrapalhando o desenvolvimento da partida, é obrigação da arbitragem tomar uma atitude. Isso não aconteceu.”, completou.

Confiança no grupo e na classificação

Com sete rodadas restantes e três pontos separando o Figueirense do G8, o treinador reforçou a crença na classificação. “A nossa realidade é de continuar lutando, de não desistir. Se tem alguém aqui dentro que sabe o que é o impossível acontecer, esse alguém sou eu. Eu já vi isso acontecer aqui dentro do Figueirense.”

Questionado sobre a confiança do elenco na reta final, foi direto: “Tá todo mundo acreditando que vai dar essa nossa evolução. E a gente vai ter que buscar fora de casa o que a gente quer. A gente não vai deixar, seja em casa, seja na lua, a gente vai buscar.”

Situação de Leonan e Samuel

O lateral-esquerdo Leonan saiu ainda no primeiro tempo com dores no joelho e será avaliado. “Preocupa bastante, sim”, disse Pintado. Já o atacante Samuel ficou fora da partida por questões pessoais. “A esposa teve um bebê, ele ficou muito tempo esperando o parto, não treinou e não dormiu. Achamos melhor liberá-lo.”

Com o empate, o Figueirense chega aos 14 pontos e segue fora da zona de classificação, na 12a colocação. O alvinegro ainda pode perder uma posição, caso o Maringá pontue nesta segunda-feira (14) diante do Brusque. A equipe volta a campo no próximo domingo (20), fora de casa, quando encara o CSA, em Alagoas.


Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário