Foto: Patrick Floriani/FFC
O
técnico Pintado concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (17), no Estádio Orlando Scarpelli, antes da viagem do Figueirense para encarar o CSA, fora de casa, em partida decisiva pela Série C. Em uma conversa franca, o treinador falou sobre a evolução da equipe, reforços em andamento, ajustes no setor ofensivo e o desafio de enfrentar uma das equipes mais fortes da competição.
Logo no início, Pintado confirmou que o lateral Samuel será o substituto de Leonan, lesionado, e destacou a oportunidade que se abre para o jovem jogador. “Samuel, que entra no lugar do Leonan, infelizmente, né, uma situação do Leonan, quando as coisas estavam parecendo melhor encaixadas, a gente perdeu um jogador importante, mas para isso a gente tem outro que tá trabalhando com muita força”, afirmou.
Reforço para a lateral
A diretoria alvinegra trabalha nos bastidores para suprir a ausência de Leonan. Pintado revelou que um nome já está encaminhado: “Nós já temos o nome para substituir o Leonan, tá sendo conversado. Acredito que ainda hoje, talvez no final do dia ou amanhã, as coisas devem estar bem encaminhadas… É um jovem que vem para acrescentar pra gente também.”
Apesar do interesse em reforços, o técnico deixou claro que o clube tem limitações financeiras. “Hoje o Figueirense tem uma condição melhor de oferecer alguma coisa. Os atletas hoje também querem vir, diferente de um tempo atrás.”
Confiança no elenco atual
Mesmo diante da janela de transferências aberta, Pintado demonstrou confiança no grupo, especialmente na dupla de centroavantes, Marlyson e Kayke Moreno. “A entrega desses jogadores para mim me deixa muito confiante… São jogadores conscientes, que eles sabem que podem render muito mais.”
Sobre a busca por um camisa nove, o técnico foi direto: “Não tá no nosso radar nenhuma substituição, mas o Figueirense, como todas as equipes, tá sempre de olho no mercado.”
O desafio ofensivo
Um dos principais problemas nas últimas partidas tem sido a eficiência no ataque. Pintado reconhece isso, mas vê evolução: “Há uma cobrança muito grande deles mesmos. Todo mundo saiu incomodado desse último jogo do Náutico, e criar tanto assim contra a melhor defesa do campeonato mostra que é uma questão de detalhes.”
Ele reforçou que os treinamentos têm priorizado a finalização: “Todo treinamento que eu faço, a gente procura acrescentar finalização, que o atleta fique de frente pro gol, que ele tenha um pouco de equilíbrio na hora de finalizar.”
Lições de Telê Santana
Um dos momentos mais marcantes da coletiva foi quando o treinador relembrou sua convivência com Telê Santana. “O Telê tava à frente do tempo, cada vez mais eu vejo o que o Telê ofereceu de informação para nós é o mais atual o impossível. Eu procuro levar para campo essa exigência do Telê, da perfeição, do bom passe, do equilíbrio corporal.”
Momento do Figueirense e expectativa
Desde a derrota para o Caxias, o Figueirense soma três jogos sem perder e começa a mirar o G8. Pintado evita o foco pessoal: “Eu sou o pior vendedor do mundo, cara. Eu não consigo me vender. O que vale realmente é o resultado pro Figueirense.”
Segundo o técnico, a equipe já superou expectativas: “Eu imaginava que a gente tinha chegado a um limite, mas a gente viu contra o Náutico que não. A gente conseguir superar o nosso limite, pra mim, isso tem um valor muito especial.”
Estudo sobre o CSA e foco na reta final
Sobre o adversário deste sábado, Pintado fez questão de demonstrar profundo conhecimento: “Eu assisti os últimos quatro jogos do CSA. Esse desgaste físico prejudica qualquer equipe. Mas essa combinação, esse jogo apoiado do meio no último terço do CSA é muito forte.”
Com sete jogos restantes, o treinador projeta reta final intensa: “Todos os confrontos serão diretos a partir de agora. A gente sabe muito bem o que representa cada jogo para nós.”
Ao fim, reforçou sua aposta na base do time atual: “Esse é um grande desafio, manter a base, conseguir essa regularidade. A gente vai continuar até o final buscando melhorar o que já vem fazendo.”
–
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.