Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.
O
O Avaí terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B com o melhor ataque da competição. Nos 19 jogos, foram 26 gols marcados, um a mais que a Chapecoense e dois à frente do líder da segundona, o Goiás. O artilheiro do time é o atacante Cléber, com cinco gols.
Mais do que um artilheiro, chama atenção a distribuição desses 26 gols do Leão no elenco. Ao todo 12 jogadores balançaram as redes ao longo do primeiro turno: Cléber (5), JP (4), Emerson Ramon (3), Alef Manga (3), Marquinhos Gabriel (2), Barreto (2), Hygor (2), João Vitor (1), Andrey (1), Thayllon (1), Gaspar (1) e Railan (1).
No comparativo com anos anteriores, em especial nos anos em que o Avaí conquistou o acesso, essa marca é a terceira melhor, atrás de 2008 (35) e 2018 (27). Está à frente dos anos de 2016 (20), 2014 (25) e 2021 (21). Nas entrevistas, o técnico Jair Ventura tem evitado fazer projeções e foca no jogo a jogo. “Hoje (vitória diante do Botafogo-SP) gente conseguiu conciliar a performance com resultado. A gente volta a ter o melhor ataque da competição e isso é importante falar. Também temos o placar mais elástico de toda a Série B. Nenhuma equipe ainda tinha vencido por 5 a 0 e o mais importante, colamos no pelotão de cima”, comemora.
Historicamente, o time precisa melhorar o rendimento no segundo turno para conquistar o acesso. Se repetí-lo, faria 56 pontos e nunca uma equipe com tal pontuação conseguiu o acesso. No entanto, parece óbvio: quanto mais gols fizer, maior a chance de conseguir as vitórias.
“Estamos a dois pontos do G4. Então, entramos no returno que agora vai ser muito mais difícil. Agora é pensar no próximo jogo, não penso em pontuação, não penso em micro, macro ciclo, quanto tem que fazer e quanto não. Sei que a gente tem que ganhar mais do que as outras 19 equipes. O turno já passou, agora a gente começa um novo campeonato”, completa o treinador.
–
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.