Foto: Patrick Floriani / FFC
E
ra a terceira rodada da Série C 2025, em 26 de abril. O Figueirense foi à Grande Recife e perdeu para o Retrô, por 2 x 1. Muita tensão, a equipe amargando a zona de rebaixamento da terceira divisão e o treinador Thiago Carvalho não resiste. Demitido. Em seu lugar, em meio à saída de CEO e do ídolo Wilson, o clube escolheu Pintado.
Na estreia, derrota para o Caxias, em casa. O técnico montou a equipe, mas não ficou no banco devido à sua não inscrição no BID. A equipe foi comandada por seu auxiliar no campo, com instruções pelo rádio. Depois disso, uma boa fase, com quatro jogos de invencibilidade, com duas vitórias. Parecia que a equipe havia retomado os trilhos para brigar pela classificação.
Mas a verdade é que o clube esteve no G8 em apenas uma rodada, a primeira, após empate na estreia diante da Ponte Preta. Na “Era Pintado”, a melhor colocação foi o 13º lugar. São 12 jogos no comando alvinegro, com três vitórias, três derrotas e seis empates, com um aproveitamento de 41,67%. Na competição atual, tal aproveitamento colocaria o time na 10ª colocação. Os dados são do repórter Gustavo Willamil.
Depois da sequência inicial, assim que chegou, o técnico Pintado venceu apenas um jogo, diante do Brusque, na 11ª rodada. Apenas uma vitória em sete jogos e, atualmente, quatro jogos sem vencer no comando alvinegro. A briga, agora, é apenas contra o rebaixamento faltando quatro jogos. O time é o primeiro fora da zona de rebaixamento pelo critério de desempate no saldo de gols.
Contra o Maringá, na próxima rodada, jogo de confronto direto na luta contra a queda com o time na porta do Z4. A diretoria alvinegra se reuniu nesta segunda-feira (4) para decidir se mantém ou não o treinador do cargo. Segundo o colunista Cláudio Cathcart, houve cobrança por mudanças de postura e melhor aproveitamento dos novos contratados. Com isso, o técnico segue no cargo.
Segundo o site Chance de Gol, que traz projeções para os torneios do futebol brasileiro, com 22 pontos o time do Estreito teria 99% de chance de se manter na Série C. Para isso, precisa de mais seis pontos nos quatro jogos que faltam neste Brasileiro. A classificação ao G8 é, praticamente, uma chance meramente matemática, já que o máximo de pontos que o time pode conquistar são 28 pontos. O atual 8º colocado já tem 21.
Além do mais, o time venceu apenas três jogos em 15, com um aproveitamento de apenas 35% do total, somando os períodos de Pintado e Thiago Carvalho. Ou seja, precisa realizar uma reta final perfeita.
–
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.