Foto: Patrick Floriani/FFC
O
Campeonato Brasileiro da Série C de 2025 já passou da metade da 1ª fase com o término da 10ª rodada. Para o torcedor do Figueira, as notícias não são boas: e o Figueira tem a pior campanha das 5 edições que disputou com apenas 10 pontos conquistados após 10 jogos disputados. Desde que a Série C passou a ser disputada no atual formato (2022) em todas as edições anteriores o Figueirense tinha feito pelo menos 14 pontos nos 10 jogos iniciais do campeonato.
Em 2022 quando o Alvinegro disputou o acesso, chegando ao quadrangular final, o elenco comandado por Júnior Rocha tinha 17 pontos conquistados após 10 jogos e nos 9 jogos restante fez mais 16 pontos somando um total de 33 pontos ao fim da 1ª fase terminando na 3ª colocação geral, caindo no Grupo C do quadrangular final junto a ABC, Vitória e Paysandu.
Já em 2023 a briga na reta final do campeonato acabou sendo contra o rebaixamento após uma temporada turbulenta de técnicos a frente do Furacão mas que terminou com Paulo Baier no comando técnico do time. Após as 10 rodadas iniciais o Figueira tinha conquistado 14 pontos e com queda de produção o time conquistou apenas 8 pontos nos últimos 9 jogos da 1ª fase, se livrando do rebaixamento apenas na última rodada em empate diante do Manaus no Orlando Scarpelli.
Na última temporada disputada o comando técnico ficou sob conta de João Burse, que havia conquistado o acesso com o Vitória em 2022, e que fez uma boa primeira metade da fase inicial, com 17 pontos conquistados em 10 jogos, assim como foi na temporada 2022 em que o Figueirense se classificou ao quadrangular final. Porém, o rendimento na segunda metade foi a pior de todas as temporadas na Série C, com apenas sete pontos conquistados nos últimos nove jogos e com o Figueira terminando a Série C 2024 na 11ª colocação.
Como citado no início do texto, esse é o pior início do Figueirense nas Séries C já disputadas, com apenas 10 pontos conquistados. Para se livrar do rebaixamento, o elenco de Pintado precisa de cerca de 12 pontos, pontuação em que o Figueira só ultrapassou na temporada de 2022 (12 pontos nos nove jogos restantes).
Para pensar em classificação ao quadrangular final, o aproveitamento teria que ser quase perfeito, tendo entre 21 e 22 pontos conquistados dos 27 que ainda irá disputar, pontuação ainda não conquistada pelo Figueira nos últimos 9 jogos de uma temporada de Série C.
Em 2023 e 2024 o Figueira fez 8 e 7 pontos respectivamente e até para se livrar do rebaixamento o aproveitamento terá que ser consideravelmente melhor para garantir a permanência.
–
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.