Foto: Patrick Floriani / Figueirense F.C.
O
Figueirense ainda não tem definido a data e horário de sua estreia na Série C do Brasileiro, mas já conhece o adversário da 1ª rodada: a Ponte Preta, no Scarpelli. Na disputa da Série C pelo 5º ano consecutivo, o Alvinegro faz apenas sua segunda estreia em casa na competição, sendo a primeira no ano passado.
Nos anos anteriores foram três estreias longe de Florianópolis. Em 2021 foi até o interior paulista pra visitar o Novorizontino, na temporada seguinte o Figueira foi até o interior fluminense para enfrentar o Volta Redonda e em 2023 a viagem para o jogo de estreia foi mais longa e o elenco alvinegro viajou até o Piauí para enfrentar o Altos, em Teresina. Na última temporada aconteceu a 1ª estreia no campeonato diante do torcedor quando o Figueirense recebeu o Ferroviário no Orlando Scarpelli.
Nas quatro estreias anteriores o Figueira tem uma vitória, 2 empates e uma derrota. O revés aconteceu logo na 1ª temporada quando perdeu pro Novorizontino por 1×0, gol de Felipe Rodrigues. Já nas temporadas seguintes foram dois empates, 1×1 contra o Volta Redonda em 2022, com gol de Jhon Cley pro Furacão; em 2023 o empate foi diante do Altos, mas dessa vez em 0x0 numa partida disputada em gramado de péssimo estado. A vitória aconteceu na estreia em casa, Figueirense 2×1 Ferroviário na temporada 2024 com 2 gols de Alisson Santos para garantir o triunfo e a estreia com o pé direito.
Para a temporada 2025 o Figueirense anunciou três reforços até o momento para a Série C: o zagueiro Lucas Dias, vindo do Al Muharraq do Bahrein, o volante Flávio, vindo da Inter de Limeira, e o atacante Renan, vindo do Santa Catarina por empréstimo. Mas se tem jogador chegando, também tem jogador saindo: o volante Jhony Douglas atraiu interesse de outros clubes, optou por não renovar e seguirá carreira em outro clube, já o atacante Lucas Mineiro viu seu empréstimo chegar ao fim, sem metas batidas, e retorna ao clube detentor de seu passe.
E nesta temporada o Figueira não terá vida fácil em sua estreia no Brasileiro da Série C já que enfrenta a Ponte Preta que fez boa campanha no Campeonato Paulista, apesar da queda na Copa do Brasil para o Concórdia, e aposta na manutenção do técnico Alberto Valentim e base do elenco que iniciou a temporada 2025.

