Fotos: Leandro Boeira / Avaí F.C.
N
a noite da última quarta-feira (30), o Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube se reuniu na Ressacada para analisar e deliberar sobre as contas referentes ao exercício de 2024. A reunião foi marcada por um debate intenso entre os conselheiros, culminando na aprovação das contas com ressalvas, seguindo a orientação do Conselho Fiscal do clube.
Os 68 conselheiros presentes votaram pela aprovação com ressalvas, que foi a conclusão do parecer do Conselho Fiscal do clube. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, Bernardo Pessi, em vídeo publicado em suas redes sociais, as ressalvas apontadas foram reconhecidas pelos conselheiros e estão diretamente relacionadas a aspectos contábeis. “O Conselho Deliberativo votou as contas e aprovou com ressalvas e calçado pela própria orientação do Conselho Fiscal. O Conselho Deliberativo está ciente das ressalvas que foram feitas, assim como o déficit que foi apontado no balanço do clube”, afirmou.
Pessi explicou ainda que o déficit mencionado, de R$68 milhões, tem natureza contábil e decorre principalmente da atualização de dívidas tributárias, estando em conformidade com a readequação da peça orçamentária realizada no final do ano passado. “Há um entendimento bastante claro de que esse déficit é do ponto de vista contábil, que tem relação com a atualização de dívidas tributárias e ele atende ao que foi readequado em relação à peça orçamentária no fim do ano passado”, disse o presidente do Conselho.
Para o presidente, a aprovação das contas foi considerada um avanço no processo de reconstrução administrativa e financeira do Avaí. “Com isso, o clube dá mais um passo adiante na sua reconstrução e passa a olhar pros próximos passos. O clube, ao mesmo tempo que indica que está andando, também tem um conselho que está em cima, que está preocupado, que está cuidando do clube. Então, foi uma etapa importante vencida aí na noite desta quarta-feira”, completou Pessi.
SAF
Outro ponto central da reunião foi o debate sobre a possível transformação do Avaí em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Em resposta ao crescente interesse e discussões sobre o tema, o Conselho instaurou oficialmente um comitê para estudar a viabilidade e os impactos da SAF no clube. “Na própria reunião, o clube, já dentro desse contexto de SAF que tem levantado nas últimas semanas, instaurou um comitê para estudar o assunto. É um comitê que vai ser responsável por receber essas informações e transmiti-las para o maior número de pessoas possível”, explicou o dirigente.
Segundo Pessi, o novo comitê terá composição plural e representativa, reunindo diferentes visões sobre o tema, com o objetivo de conduzir um debate responsável e transparente. “É um comitê amplo com várias pessoas. É um comitê plural, com uma diversidade de ideias e de opiniões, sejam favoráveis ou contrárias à SAF, e que a gente deve se esforçar para trazer a maior responsabilidade e o cuidado no trato com esse assunto, para que a gente dê um passo sólido em razão da gravidade e da importância que a SAF diz a respeito ao Avaí, não só pro presente, mas pro futuro do clube aí pras próximas gerações.”
O dirigente lembrou ainda que o assunto já vem sendo debatido no Conselho Deliberativo desde 2023, e que houve, inclusive, uma comissão específica dedicada ao tema ao longo de 2024. Agora, o clube pretende ampliar o diálogo com os torcedores. “Nós agora damos um passo a mais para que a gente consiga, da forma mais transparente possível, levar ao torcedor tudo que ele precisa saber sobre esse assunto e que, afinal, é quem vai no fim desse processo todo, decidir qual que é o futuro do Avaí.”, finalizou.
A reunião reforçou o compromisso do Conselho Deliberativo com a governança, transparência e participação da comunidade azul e branca nas decisões estratégicas que moldarão os rumos do clube nos próximos anos.
—
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.