Foto: Avaí F.C.
A
vaí e Chapecoense se enfrentam pela 6ª vez em uma final de Campeonato Catarinense, e sabe uma coincidência sobre os anos de decisão entre os 2 clubes? Todas as finais foram disputadas em anos ímpares.
No ano terminado em 1 a vantagem é para o Avaí que foi campeão na última decisão entre os dois times, em 2021, com uma vitória na Ressacada por 2 x 1, na ida, e o empate na Arena Condá, por 1×1, no jogo de volta com Giovanni marcando o gol que garantiu o 18º título estadual do Avaí
Já nos anos terminados em 7 a vantagem é da Chapecoense que venceu a decisão em 1977, 1º título da história do clube, ao vencer o Avaí por 1×0 em jogo único da final depois que os dois clubes terminaram nas primeiras colocações do grupo da fase final e foram à decisão. 40 anos depois a Chape voltou a levantar o troféu, em 2017, após vencer por 1×0 na Ressacada e ser derrotada no jogo de volta pelo mesmo placar, na Arena Condá, dando o título ao Verdão do Oeste que jogava por resultados iguais após ter melhor campanha na 1ª fase.
Nos anos terminados com 9 a vantagem volta a ser do Avaí já que venceu no ano de 2009, perdendo o jogo de ida, em Chapecó, por 3×1, e devolvendo o mesmo placar no tempo regulamentar no jogo de volta para depois vencer por 3×0 na prorrogação. 10 anos mais tarde o Leão também levantou o troféu estadual nesta decisão que foi em jogo único, na Ressacada, e decisão por pênaltis após o empate em 1×1 nos 90 minutos de jogo e 4×2 para o Avaí nos pênaltis, que gerou polêmica na época se a bola havia ultrapassado ou não, por completo, a linha do gol.
Esta é a 1ª vez que a decisão acontece em um ano terminado em 5 e a vantagem, por menor que seja, é do Avaí que entra em campo campeão já que qualquer empate garante o 19º título Catarinense pro Leão da Ilha enquanto a Chape precisa de qualquer vitória simples para levantar o troféu estadual pela 8ª vez em sua história.

