Foto: Patrick Floriani/FFC.
O
O Figueirense Futebol Clube SAF divulgou um manifesto nesta quinta-feira (15) reafirmando seu compromisso com a torcida e detalhando os desafios enfrentados pela instituição, que vive um dos períodos mais delicados de sua centenária história. O documento traça uma linha do tempo desde a fundação do clube, passando pela criação da SAF e os esforços para garantir a sobrevivência e reestruturação do Alvinegro dentro e fora de campo.
Fundado em 1921, o Figueirense destacou na carta sua importância histórica e social para a capital catarinense, reafirmando seu papel como símbolo cultural, econômico e identitário da cidade. Conhecido como o “Time do Povo”, o clube reforçou o impacto que exerce sobre a comunidade, a economia local e o futebol do estado.
No manifesto, a diretoria relembra a grave crise iniciada após gestões problemáticas e parcerias malsucedidas, que quase levaram o clube à falência. Como resposta, foi criada a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que assumiu as operações em 2022. Em 2024, a associação e a antiga empresa ligada ao clube entraram com pedido de recuperação judicial.
O texto também revela avanços significativos no processo: cerca de 80% dos credores aprovaram o plano de recuperação em assembleia, resultado considerado essencial para a viabilidade financeira da instituição. No entanto, pendências judiciais ainda precisam ser superadas. O clube entrou com um agravo de instrumento para garantir a validação do acordo aprovado pela maioria dos credores.
Apesar das dificuldades, a direção alvinegra destacou a manutenção dos compromissos financeiros em dia e a chegada de reforços na gestão do futebol, como o executivo Daniel Kaminski e o técnico Pintado, em busca de melhores resultados em campo. O manifesto também anunciou a nomeação de Rafael Franzoni como novo Diretor Executivo da SAF, com formalização prevista para o dia 23 de maio.
Por fim, a diretoria reforçou a importância da transparência e união de esforços para reerguer o Figueirense. “Seguimos acreditando que, com a homologação da recuperação judicial e com os trabalhos implantados no futebol, voltaremos a ter um Figueirense forte e vencedor, digno da sua grandeza, identidade e representatividade”, conclui o comunicado.
Leia o manifesto completo clicando aqui
—
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.