terça-feira, 9 de setembro de 2025
Home AvaíHistórico: defesa do Leão iguala marca que durava quase 40 anos

Histórico: defesa do Leão iguala marca que durava quase 40 anos

por Redação

Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.

O

Avaí terminou a sexta rodada do Campeonato Catarinense de 2025 na quarta colocação. São duas vitórias, três empates e uma derrota no torneio. Se a posição atual não representa grande novidade ao 18 vezes campeão do estado, um detalhe tem sido crucial na campanha: o time levou apenas um gol nos seis primeiros jogos no estadual. O tento foi amargo, sofrido na derrota no Clássico, mas a marca é muito boa e histórica, pois desde o Catarinense de 1987 o time não chegava ao sexto jogo com apenas um gol sofrido. Relembre abaixo.

Inicio de campanha do Estadual de 1987:
Chapecoense 0 x 1 Avaí
Avaí 2 x 0 Inter de Lages
Avaí 0 x 0 Próspera
Criciúma 1 x 1 Avaí 
Avaí 2 x 0 Paysandu (Brusque)
Avaí 0 x 0 Hercílio Luz

Na rodada seguinte, um empate com o Joinville, por 2 x 2, interrompeu a sequência pelo Catarinense. A marca atual empata essa série histórica e chega em contraponto à campanha do ano passado. No Catarinense de 2024 a “defesa” avaiana foi um pesadelo aos torcedores. Nesta mesma rodada no ano anterior, a sexta, o time já havia levado 12 gols. Confira a campanha:

Avaí 3 x 2 Nação
Hercílio Luz 2 x 1 Avaí
Avaí 3 x 2 Chapecoense
Inter de Lages 2 x 3 Avaí 
Avaí 2 x 2 Marcílio Dias
Joinville 2 x 2 Avaí 

A fortaleza avaiana é um trabalho coletivo. O técnico Enderson Moreira costuma dividir o mérito pelo desempenho defensivo entre todos os setores, não apenas os jogadores de defesa. Diante do Joinville, após nova partida sem sofrer gols, a quinta na competição, o 3 x 0 veio para coroar o esforço defensivo com uma vitória importante. “Estávamos fazendo grandes jogos, mas a bola não estava querendo entrar. Hoje, graças a Deus, fizemos três gols e o mais importante para gente ali atrás saímos mais uma vez sem sofrer gols”, disse o zagueiro Jonathan Costa ao final da partida. Ele foi titular e todas seis partidas da equipe até aqui.

“Vitória muito importante para todos, para dar confiança. Mas também para mostrar que o trabalho está começando a evoluir e quando se tem uma vitória ele evolui mais rápido. Tivemos uma derrota que acabou manchando, mas entendemos a necessidade da vitória e conseguimos”, disse o zagueiro e capitão Eduardo Brock. O atleta foi o titular em cinco dos seis jogos, ficando apenas de fora do jogo contra o Caravaggio por ter levada uma pancada na cabeça diante do Brusque. O atleta foi contratado por seu perfil de liderança, como disse o Executivo de Futebol Eduardo Freeland em entrevista coletiva.

Última barreira entre a bola e as redes avaianas, o goleiro César é mais um responsável pela boa fase da defesa, senão o principal. Ele fez uma excelente defesa já nos acrescimos da partida diante do Joinville, mantendo a baliza zerada. “Um bom desempenho da equipe toda, conseguimos um placar elástico, coisa que estava faltando. Enaltecer o trabalho de todo mundo, do ataque. Temos que seguir nessa caminhada, desse jeito, para conseguir os nossos objetivos. O trabalho vem sendo feito da melhor maneira possível, mas as coisas não estavam acontecendo. Faz parte, o futebol tem dessas. Mas hoje fomos abençoados com um placar legal”, disse o goleiro.

O Leão encara o Hercílio Luz mesta quarta (5) em Tubarão buscando vencer essa marca. O jogo é às 20h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário