Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.
N
a décima quarta rodada da Série B do ano passado, o Avaí somava 23 pontos. A mesma pontuação da campanha deste ano passados 14 jogos. De igual, em princípio, apenas a pontuação.
Em 2024, o time começou com duas derrotas, perdeu o técnico Eduardo Barroca e com a chegada de Gilmar Dal Pozzo alcançou cinco vitórias seguidas, chegando a liderar a competição. Se manteve estável com mais alguns bons resultados e rondou o G4, mas chegou na 14a rodada completando quatro jogos sem vencer. Foram mais cinco partidas sem triunfos e o término do primeiro turno com 25 pontos, na 11a colocação.
Na 14a rodada o time era sólido defensivamente, havia sofrido apenas 10 gols com a segunda melhor defesa da competição. Mas tinha feito apenas 13, sendo um dos piores ataques. O time vinha de apenas dois gols marcados nos últimos quatro jogos. Depois foi às redes apenas mais duas vezes até o fim do turno. Desgarrou do grupo de acesso e se viu longe do retorno à Série A.
Já em 2025 o cenário é outro. O time chegou na Série B embalado pelo título estadual. A equipe perdeu seu comandante, Enderson Moreira, mas Jair Ventura conseguiu manter o ritmo competitivo da equipe. Foram dois empates contra Novorizontino e Cuiabá nas primeiras rodadas, dois candidatos ao acesso, e depois três vitórias seguidas.
O time só foi superado três vezes, duas delas fora de casa contra postulantes ao G4. Na Ressacada, apenas o revés diante do Athlético-PR. O Leão é um dos que menos perdeu no torneio, atrás apenas do Novorizontino, que foi derrotado duas vezes.
O time esteve sempre próximo ou dentro do G4. É o melhor ataque do torneio com 19 gols marcados e os 13 sofridos deixam o clube entre as melhores defesas. O quarto colocado em 2024 era o Sport, com os mesmos 23 pontos. Ao final, o Leão da Ilha do Retiro subiu com 66 pontos.
O Leão sabe o caminho, já subiu em 2008, 2014, 2016, 2018 e 2021. O momento é de manter o ritmo e não deixar que uma grande oscilação afaste o time dos trilhos.
–
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.