Foto: Jason Silva/AGIF
A
ex-árbitra assistente, e hoje comentarista de arbitragem, Nadine Basttos, comentou o lance do pênalti para o Avaí na final do Campeonato Catarinense 2025, ocorrida no último sábado (22). Em sua conta no TikTok, a profissional concordou com a marcação do árbitro Gustavo Ervino Bauermann em assinalar a penalidade.
“Na minha opinião, o pênalti foi bem marcado, pois o defensor da Chapecoense foi imprudente, ele não teve atenção ao disputar a bola com o seu adversário, que também tinha possibilidade de dominar aquela bola, de disputar aquela bola”, disse Nadine, que foi árbitra por mais de 10 anos e obteve o escudo da FIFA em 2014. A comentarista opinou ainda neste domingo, antes da divulgação das imagens por parte do Avaí e da fotografia de Roberto Zacarias.
No entanto, mesmo achando que o zagueiro da Chapecoense toca a bola, a ex-árbitra mantém a opinião de que o lance foi faltoso. “O defensor da Chapecoense é imprudente, acaba chutando a bola e a perna do seu adversário. Então, na minha opinião, isso é considerado uma falta, uma falta imprudente e o árbitro de vídeo corretamente recomendou a revisão do lance para marcar a penalidade’, finalizou.
Nadine pertenceu ao quadro de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF), sendo eleita a melhor assistente por cinco campeonatos estaduais consecutivos (2012 a 2016). Ela se aposentou dos gramados em 2017 e hoje é comentarista de arbitragem no SBT.

