Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.
N
o Campeonato Brasileiro Série B 2025 já foram realizadas 10 rodadas. Passado o primeiro quarto do torneio, como está a pontuação e o aproveitamento do Avaí e como isso o coloca na briga pelo acesso? Caso mantenha um aproveitamento próximo ao atual, com a oscilação dos adversários, o acesso deve se concretizar? Vamos analisar em comparação aos anos anteriores em que o Avaí conquistou o acesso à Série A. Vamos conferir:
O Avaí conquistou 16 pontos dos 30 disputados nessas 10 rodadas iniciais, totalizando um aproveitamento de 53,3%. Atualmente o Leão ocupa a 8ª colocação da Série B. No acesso de 2008, que foi a melhor campanha dos acessos, o Leão fez 67 pontos de um total de 114 disputados, fazendo com que o Avaí tivesse um aproveitamento de 58,7% dos pontos.
No acesso seguinte, em 2014, o aproveitamento foi de 54,4%, com 62 pontos conquistados. Já em 2016 o Leão fez 66 pontos e teve um aproveitamento de 57,9%. Em 2018 foi a vez do acesso com o menor aproveitamento (53,5%) com 61 pontos conquistados e no último acesso, em 2021, foram 64 pontos com um aproveitamento de 56,1%.
Apesar de ter apenas duas derrotas, e nenhuma delas na Ressacada, o aproveitamento do Avaí ainda está abaixo dos anos de conquistas de acesso muito pelos empates e até por esse motivo o Avaí fica abaixo de outros três times com 16 pontos, por ter uma vitória a menos que Chapecoense e Vila Nova. Mas mesmo abaixo dos aproveitamentos de acesso, o elenco Avaiano está bem encaminhado para se manter na briga pelo retorno à elite do futebol Brasileiro.
Após a derrota diante do Coritiba o treinador Jair Ventura comentou a tabela de classificação e a briga pelo acesso. “Agora já virá a chave. A gente só tem que se lamentar até daqui a pouco, o reloginho bater meia-noite, depois já virar a chave para o jogo do CRB, convocar a nossa torcida, que a gente é muito forte dentro de casa, fazer um grande jogo e voltar a brigar lá em cima, que é o nosso objetivo. Não deixar essa galera que está desgarrando de distanciar”, disse o treinador.
O treinador finalizou ressaltando o equilíbrio do torneio e a importância de vencer a próxima rodada. “Está muito equilibrada a competição, então é fazer mais uma final de Copa do Mundo contra o CRB, ficar atento nos detalhes e voltar ao caminho das vitórias”, finalizou.
–
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.