sexta-feira, 18 de julho de 2025
Home AvaíPrecisamos falar sobre SAF

Precisamos falar sobre SAF

por Rodrigo Silveira

Foto: Karolina Silva/ Avaí F.C.

A

cho que já passou da hora do Avaí falar sobre Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O torcedor avaiano, até pelo exemplo que tem na cidade, sempre se mostrou arredio a falar no assunto. Mas, passados os anos, já temos elementos suficientes para entender que a SAF do coirmão foi uma exceção e que o tempo está passando para nós. É preciso falar sobre SAF, tanto mal quanto bem, para que o clube faça suas escolhas e aceite seu destino.

Como conselheiro, acompanho as discussões que já ocorreram sobre o assunto no âmbito do Conselho Deliberativo, o grande articulador desse tema dentro do clube. É o conselho que já vem discutindo a possibilidade desde 2023, quando uma comissão especial foi formada para analisar e propor melhorias às questões financeiras do clube. Entre as sugestões da comissão, apontadas no relatório, estava o estudo de possibilidades de SAF como alternativa ao financiamento do Avaí.

Desse relatório e das reuniões do Conselho Deliberativo, foi formada uma nova comissão especial para discutir especificamente o tema SAF e outros modelos de investimento. Esta entregou o relatório dos trabalhos em abril de 2024 e dentre as conclusões está “sugerir que a Diretoria Executiva trabalhe na elaboração de um plano de condições mínimas e de exigências do Avaí Futebol Clube para a hipótese de recebimento de uma proposta de investimentos ou participações, de forma não vinculante, para uma futura apresentação ao Conselho Deliberativo”. A íntegra do relatório pode ser conferida neste link.

Além das 43 páginas do relatório, a comissão se reuniu nove vezes (entre encontros internos e com a presença de convidados) e promoveu duas palestras abertas com transmissão da Avaí Play, canal oficial do clube. Em uma dessas palestras, proferidas por Irlan Simões, um dos maiores críticos do tema no país, ele mesmo elogia o rito que o Avaí está fazendo sobre o assunto. Se tem uma crítica que não cabe ao clube nesse sentido é de que o tema está sendo tratado no afogadilho e sem transparência.

O torcedor já entendeu, e nas redes sociais e rodas de conversa aceita o tema, sabe que ele é importante e pode determinar o que o Avaí será para o futuro. A imprensa já tem tratado do assunto com naturalidade, vide a coluna do jornalista Rodrigo Faraco deste final de semana, que vale a pena acompanhar.

Enfim, é preciso falar e discutir o assunto, sem paixões e melindres. O processo, até aqui, vem sendo muito bem conduzido pelo Conselho Deliberativo. É hora de tomar a Diomício Freitas mundo a fora.


Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário