segunda-feira, 8 de setembro de 2025
Home AvaíSe tem Conclave, tem vitória: Avaí sempre venceu seu jogo após a escolha de um novo Papa

Se tem Conclave, tem vitória: Avaí sempre venceu seu jogo após a escolha de um novo Papa

por Redação

Foto: Dylan Martinez/Reuters

N

esta quinta-feira (8) o mundo conheceu um novo Papa. O americano Robert Francis Prevost foi o escolhido no Conclave e será o sumo pontífice da Igreja Católica, substituindo o argentino Jorge Mário Bergoglio, o Papa Francisco. O novo santo padre escolheu o nome de Leão XIV e essa não é a única coincidência com o Avaí.

O Avaí, o Leão da Ilha, nunca perdeu um jogo ocorrido imediatamente após um Conclave, a reunião dos cardeais que escolhe um novo Papa. Aliás, sequer empatou. Sempre venceu a partida ocorrida após nomeação de cada um dos sete Papas que acompanhou. A informação é do pesquisador e historiador Spyros Apóstolo Diamantaras. Veja abaixo:

Em 13 de março de 2013 o Conclave escolhia o Papa Francisco. Em 17 de março, vitória do Avaí por 2 x 0 diante da Chapecoense. Em 19 de abril de 2005, Bento XVI é eleito Papa. Cinco dias depois, em 23 de abril, nova vitória por 2 x 0, desta vez diante do Ceará. O Papa João Paulo II, pontificado de maior duração nos últimos 100 anos, foi escolhido no Conclave em 16 de outubro de 1978. Em 22 de outubro, Avaí 1 x 0 Carlos Renaux-SC.

Dois meses antes, o Conclave havia escolhido João Paulo I, que morrerá com apenas 33 dias de pontificado. Seu conclave foi em 26 de agosto de 1978 e no dia seguinte o Avaí venceu o Paysandu de Brusque, por 2 x 0.

Em 21 de junho de 1963 o mundo era apresentado ao Papa Paulo VI. No dia seguinte, Avaí 4 x 0 São Paulo-SC. Já em 28 de outubro de 1958 foi a vez do Conclave escolher João XXIII como Santo Padre. Em 1º de novembro, Avaí 5 x 0 Bocaiúva-SC. O primeiro Conclave da Era Avaiana foi realizado em 2 de março de 1939 e escolheu o Papa Pio XII. Três dias depois o Avaí bateu a CIP de Itajaí por 3 x 2.

Com o Conclave de hoje, a pressão agora está com os atletas que entram em campo no sábado, dia 10, diante do Atlético Goianiense. Cabe a eles manter o tabu, que flerta com o divino. Ainda mais em um Papa que leva no nome o mascote do time.


Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário