quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Home AvaíTedesco entra no segundo tempo e faz história com a camisa do Leão

Tedesco entra no segundo tempo e faz história com a camisa do Leão

por Redação

Foto: Leo Piva

A

os 34 minutos do segundo tempo da vitória do Avaí diante do Hercílio Luz, por 3 x 0, subiu a placa de substituições. Com a camisa 17, entrou Tedesco no lugar de Jamerson. Até aí, nada de novo. No entanto, essa mexida entra para a história do Avaí: aos 16 anos, sete meses e 21 dias se tornou o atleta mais jovem a vestir a camisa do time principal do Avaí em mais de 80 anos.

Para acharmos alguém mais jovem que ele a jogar pelo Avaí devemos voltar a 28 de dezembro de 1941, quando o goleiro Adolfo Martins Camilli, o Adolfinho, que então com 16 anos e sete meses fez seu primeiro jogo pelo Avaí, um amistoso contra o Brasil de Blumenau, vencido pelo Avaí por 6 x 4. 

Se contarmos apenas os atletas de linha, a distância é ainda maior e temos que chegar aos primórdios da fundação do Avaí. Literalmente. Em 27 de janeiro de 1924, primeira partida do Avaí que se tem registro, um amistoso contra o Sport Club Furioso, João Horn, filho do fundador do clube Amadeu Horn, estreou com a camisa do Leão. Ele nasceu em 28 de setembro de 1909, o que o faz ter jogado pelo clube com 14 anos, três meses e 30 dias.

Não há outros registros de João Horn com a camisa do Avaí. Adolfinho só foi fazer seu primeiro jogo válido por um torneio oficial, em 19 de maio de 1942, pelo Torneio Início contra o Íris. Com isso, Nicolas Tedesco Borba se torna o jogador mais jovem da história do Avaí a vestir a camisa do Leão em um torneio oficial. Tedesco nasceu em Florianópolis em 16 de junho de 2008. É natural da Costeira do Pirajubaé e chegou ao Avaí em 2020, aos 12 anos.

“05/02/2025, com certeza o dia mais especial da minha vida, um sonho de criança realizado, pude estrear e representar o clube que me acolheu desde os 12 anos, e da melhor maneira possível, podendo ajudar minha equipe com uma assistência, não tenho palavras para descrever esse momento e o meu sentimento, tenho certeza que é só o começo de uma linda história”, escreveu o jogador em sua página do Instagram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário