sexta-feira, 25 de julho de 2025
Home AvaíTem favorito? Avaí e Chape decidem o estadual com mais semelhanças que diferenças

Tem favorito? Avaí e Chape decidem o estadual com mais semelhanças que diferenças

por Redação

Foto:  Julliana Paulino/ACF e Fabiano Rateke / Avaí F.C.

N

o próximo sábado (15), Chapecoense x Avaí começam a decidir o Campeonato Catarinense de 2025. As equipes chegam juntas à final pela sexta vez na história, com vantagem do Leão de três títulos contra dois do time do Oeste. Mas e em 2025? Quem chega melhor? Os dados podem indicar que não há um favorito tão claro assim.

Neste Estadual, o Avaí fez melhor campanha na primeira fase, terminando em terceiro lugar, com 18 pontos em 11 jogos. Nas quartas de final, empate em 1 x 1 com o Figueirense e vitória nos pênaltis, mesmo cenário do confronto diante do Santa Catarina na semifinal. No verdão, foram 16 pontos na primeira fase e a quinta colocação. Empate em 0 x 0 contra o Brusque nas quartas, com vitórias nos pênaltis, e triunfo na semi contra o Joinville no tempo normal por 2 x 1. Somadas primeira fase, quartas e semi, ambos teriam 20 pontos numa suposta “classificação geral”, em 13 jogos disputados até aqui.

Se por um lado o Avaí tem a melhor defesa do torneio, com oito gols sofridos em 13 jogos, a Chapecoense só perdeu um único jogo no Estadual, para o Concórdia, na quarta rodada. Além disso, tem o artilheiro do campeonato, Mário Sérgio, com seis gols. Ambas as equipes estão na Série B do Campeonato Brasileiro e não disputaram a Copa do Brasil e participaram do mesmo lote de distribuição de recursos da Liga Forte União, em 2023 e 2024, com montantes próximos a 64 milhões de reais cada um.

Continuidade do Trabalho

Nas semifinais, a Chapecoense esteve em campo com seis jogadores remanescente do time base de 2024, com destaque para a linha defensiva que foi a mesma do último jogo da Série B do ano passado, a vitória frente ao Coritiba que garantiu a permanência na segundona, com Maílton, Bruno Leonardo, Eduardo Doma e Walter Clar. O time ainda tinha Marcinho e Giovanni Augusto, que também estavam entre os 11 diante do Joinville. A Chapecoense ainda jogou uma última partida, com o Mirassol, mas já sem o time titular.

Já o Leão teve mais novidades. No time titular que enfrentou o Santa Catarina, oito jogadores chegaram para a temporada 2025: os zagueiros Pedrão e Eduardo Brock, o lateral Quaresma, os meio campistas João Vitor, Marquinhos Gabriel e Thayllon (base), e os atacantes Alef Manga e Cleber. Igor Bohn esteve em campo na ausência de César, mas era reserva no ano passado, mesma condição do goleiro titulas da Chape em 2025, João Paulo.

Ainda nas quatro linhas, ambos têm seus comandantes no cargo de treinador desde agosto do ano passado. Gilmar Dal Pozzo treina a Chapecoense desde o dia 20, 15 dias depois de Enderson Moreira chegar ao Avaí, justamente no lugar de… Gilmar da Pozzo. Fora das quatro linhas, ambos os clubes estão em processo de reestruturação e em situação de Recuperação Judicial.

Vantagem atual x Histórico

Em 2025, Leão e Chape decidirão o Estadual pela sexta vez: 1977 e  2017, com vitória da Chapecoense; 2009, 2019 e 2021, com vitória do Avaí. Nas últimas quatro vezes que o Avaí chegou à final, em todas elas o adversário foi o time do Oeste. Diferente das quartas e semifinais, a decisão será em dois jogos, com o Avaí decidindo na Ressacada e tendo a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Não haverá disputa de pênaltis na final.

Por outro lado, o Avaí vive uma freguesia diante da Chapecoense. Nos últimos 20 jogos, o Leão venceu apenas duas partidas contra o Verdão, contando com o confronto pela Copa Santa Catarina de 2023, onde as equipes jogaram com times profissionais, mas alternativos. O Avaí não vence a Chapecoense fora de casa desde 7 de abril de 2019. São 11 vitórias da Chape, sete empates desde então.

Nos próximos dois finais de semana, saberemos se dessa sexta final sairá mais um equilíbrio, o de três títulos para cada um, ou se o Leão abre vantagem maior no confronto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário