Foto: Leandro Boeira / Avaí F.C.
N
esta quinta-feira (4), o Conselho Deliberativo do Avaí esteve reunido na Ressacada para votar o orçamento 2025, que havia sido rejeitado inicialmente e teve de ser recolocado em pauta pela Diretoria Executiva. Na oportunidade, o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt, também falou aos conselheiros que o clube está no mercado atraindo possíveis investidores.
Foram apresentadas três propostas orçamentárias e a vencedora foi aquela cuja redução será de 21% em relação à peça inicialmente rejeitada. Após a votação do orçamento, o presidente tomou a palavra e comunicou aos conselheiros que o clube vai analisar propostas de grupos interessados em investir no futebol do Avaí, segundo nota publicada pelo clube após a reunião.
Ainda segundo a nota, “qualquer movimento para a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ainda depende de uma série de discussões internas e com a torcida, mas a necessidade de seguir com as contas em dia e, principalmente, garantir a manutenção um time forte e competitivo levaram o presidente Júlio Cesar Heerdt a pedir ao Conselho Deliberativo que volte a considerar o assunto”.
Na reunião de ontem, segundo informações apuradas junto aos conselheiros, alguns membros foram a favor de que o clube considere discutir novos modelos de gestão para que investimentos acima dos atuais possam ser feitos.
SAF no Avaí
O clube já vem discutindo a possibilidade no Conselho Deliberativo desde 2023, quando uma comissão especial foi formada para analisar e propor melhorias às questões financeiras do clube. Entre as sugestões da comissão, apontadas no relatório, estava o estudo de possibilidades de SAF como alternativa ao financiamento do Avaí.
Desse relatório e das reuniões do Conselho Deliberativo, foi formada uma nova comissão especial para discutir especificamente o tema SAF e outros modelos de investimento. Esta entregou o relatório dos trabalhos em abril de 2014 e dentre as conclusões está “sugerir que a Diretoria Executiva trabalhe na elaboração de um plano de condições mínimas e de exigências do Avaí Futebol Clube para a hipótese de recebimento de uma proposta de investimentos ou participações, de forma não vinculante, para uma futura apresentação ao Conselho Deliberativo”. A íntegra do relatório pode ser conferida neste link.
Além das 43 páginas do relatório, a comissão se reuniu nove vezes (entre encontros internos e com a presença de convidados) e promoveu duas palestras abertas com transmissão da Avaí Play, canal oficial do clube.
Diante disso, ainda segundo a nota divulgada pelo clube, o presidente Júlio afirmou: “Considero natural sermos procurados por investidores. Além da maior torcida do estado, nosso principal patrimônio, o Avaí tem credibilidade construída a partir de um processo de reorganização interna que deixou o clube muito mais forte”, diz Júlio Cesar Heerdt. “Desde a mudança da legislação, quase uma centena de SAFs surgiram no País e certamente quem olha para Santa Catarina pensa em ser parceiro do Avaí”.
Uma possível SAF precisaria de aprovação em Assembleia Geral de sócios do clube.