Foto: Beno Kuster
O
Ídolo do Avaí e um dos maiores jogadores revelados pelo futebol catarinense, o ex-meia Zenon participou de uma entrevista ao coletivo Memória Avaiana, em que recordou momentos marcantes de sua passagem pelo clube entre 1973 e 1975. O craque destacou especialmente a conquista do Campeonato Catarinense de 1975, que completou 50 anos em agosto de 2025.
Zenon explicou por que aquele time ficou marcado na história. “Na realidade, deu liga, né, cara? Deu liga. Um time precisa dar liga, entrosamento, gostar um do outro. O elenco tem que estar bem fechado, sem estrelismo. Foi por isso que deu certo esse time de 75”, disse. O meia também relembrou as dificuldades que enfrentou naquele ano, quando quase ficou de fora da decisão por causa de uma grave lesão sofrida contra a Chapecoense.
“Eu quase perdi a perna. Tomei uma entrada que me rasgou a canela, precisei levar 20 pontos. Fiquei até dois meses sem jogar e só voltei na final do campeonato”. De volta justamente na reta decisiva, Zenon foi protagonista. Ele contou como participou diretamente do lance que deu o título ao Avaí contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli.
“Eu arrebentei com o jogo. Caí pelo lado direito, recebi a bola do Souza e fui para cima. Casagrande e Orcina vieram para me jogar na arquibancada, mas eu cortei para dentro e fui até o bico da área. Dei aquele passe preciso, milimétrico, para o Juti, que só cumprimentou de cabeça. Foi o gol do título”.
Além do estadual de 1975, Zenon também participou da campanha do título de 1973, que quebrou um jejum de quase três décadas do clube sem conquistas. “Foi um momento mágico ter ajudado o Avaí a conquistar esse título que fazia muito tempo que ele não conseguia”, relembrou. Mesmo com uma carreira vitoriosa no Guarani, Corinthians e Seleção Brasileira, o ex-jogador destacou o carinho que sente até hoje pelo Avaí.
“Eu me sinto muito feliz de sempre ser lembrado pelo Avaí. Sempre falo do Avaí no meu programa e tenho saudades daquela geração, que marcou muito a minha vida”, finalizou.
Veja a entrevista completa:
–
Deseja receber nossas notícias e colunas no WhatsApp? Adicione +55 48 98832‑7856 e dê um alô para participar de nossa Lista de Transmissão.